Meditação: A leitura desta carta revela as instruções do apóstolo ao líder nomeado por ele. O tema central da carta exorta e orienta aos crentes de como devem se comportar. Cada um exerce seu papel no corpo afim de dar bons testemunhos. Paulo está exortando a igreja de Creta quanto as discussões acerca da lei judaica em prejuízo do desvio de foco. O apóstolo também explana sobre a graça de Deus e sobre os filhos eleitos e regenerados. Ele observa que devemos praticar boas obras afim de glorificar nosso Deus. Em alguns trechos o apóstolo deixa claro que cabe ao líder Tito exortar e ser firme na fé e na palavra da verdade.
Casualmente, ontem estava discutindo com minha irmã sobre algumas heresias atuais, lembrei que citei o versículo um do capítulo dois da carta que li hoje. Na verdade, o Senhor está me exortando a me voltar para as escrituras e pronunciar sua palavra ao invés de me envolver em debates.
Por outro lado, estou em iminência de voltar ao trabalho secular para ganhar um quarto do salário que outrora eu tinha, neste sentindo, sinto que Deus quer me renovar e me sustentar pois a epístola também fala que estamos submissos as autoridades locais e devemos viver honestamente. Esse trabalho será honesto e vou ganhar o que muitos pais de família não ganham, também será um campo de evangelho, onde a palavra de Deus é escassa.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são
do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao
mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles
sejam santificados na verdade. João 17:14-19