terça-feira, 31 de julho de 2012

Acompanhamento de discipulado

Súplicas do discipulado:

Que eu possa ouvir a voz de Deus diante das decisões que preciso tomar;
Que Deus me dê um varão que me levante espiritualmente;
Que Deus possa me capacitar na área de aconselhamento; e
Que Deus me ajude da ação trabalhista, também esteja na orientação e condução da conduta do meu advogado a fim de que minha ação seja justa e reta.

Palavra meditada: Graça irresistível


Meditar nos versículos abaixo:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:38-39

sábado, 28 de julho de 2012

O Sono Sereno

O sono sereno é fruto de uma consciência pura e de um coração limpo. 
O sono sereno é resultado da paz com Deus e da paz de Deus reinando no coração.

Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Palavra recebida do Gelvan: Unidade espiritual




Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Colossenses 1:24-29

GERAÇÃO DE DAVI? ORA, NÃO ME FAÇA RIR...

GERAÇÃO DE DAVI? ORA, NÃO ME FAÇA RIR...

Pastor não é Palhaço! - A necessidade da Reforma dos Púlpitos brasileiros

Pastor não é Palhaço! - A necessidade da Reforma dos Púlpitos brasileiros

A igreja do futuro: Uma projeção para 2058

A igreja do futuro: Uma projeção para 2058

Obreiro anônimo

Obreiro anônimo

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Palavra recebida do Gelvan:cartas aos tessalonicenses






Draft do estudo sobre as cartas aos tessalonicenses...

As cartas de tessalonicenses foram escritas pelo apostolo Paulo a fim de expressar a gratidão e
 satisfação a respeito do crescimento e testemunho dos novos cristãos de Tessalônica e encorajá-los
 a continuarem firmes em seus árduos trabalhos, na perseverança e no crescimento até o retorno
de Jesus.

Meditação: Meditando sobre esses dois textos, foquei o estudo na compreensão do dever de fazer
discípulos para o reino de Deus, pois o apostolo Paulo fez discípulos crentes em Tessalônica e nestas
 duas cartas ele expõe sua relação com eles de forma prática, atenta e viva. Nestas duas epístolas,
 pude compreender que o discipulador assume um propósito de vida que:

1)É aprovado por Deus (1 Tessalonicenses 2:4)

2)oferece a vida pelo discipulo (1 Tessalonicenses 2:8);

3)exorta e consola seu discípulo (1Tessalonicenses 2:11-12 e 4:1);

4)ensina as escrituras ao seu discípulo (1 Tessalonicenses 2:13 e 4:1);

5)dá testemunho de vida ao seu discípulo(1 Tessalonicenses 2:10);

6)acompanha de forma pratica a vida de fé do seu discípulo (1 Tessalonicenses 3:2); e
 
7)por fim, ora pelo discípulo ( 1 Tessalonicenses 3:10).

Já, por outro lado, o cristão enquanto discípulo:

1)Imita a Cristo (1 Tessalonicenses 1:6);

2)busca a santificação da sua vida (1 Tessalonicenses 4: 4-5);

3)respeita seu irmão e vive licitamente (1 Tessalonicenses 4:6 e 4: 11-12);

4)vigia e mantem-se sóbrio (1 Tessalonicenses 5:6);

5)reconhece a autoridade em Cristo daqueles que os presidem e admoestam (1 Tessalonicenses 5:12-13); e

6)ora pelo seu discipulador (1 Tessalonicenses 5:25).

Portanto, aquele que discípula, também é um discípulo e ambos servem aos propósitos de Deus.

Palavra compartilhada pelo Gelvan: A primeira multiplicação de pães, Jesus anda por sobre o mar





Meditação: quando lemos essas passagens e quando as estudamos dentro dos evangelhos de Mateus e Marcos, bem como refletimos no evangelho de João, observamos que em todas elas Jesus demonstra uma compaixão sobrenatural pela multidão que o seguia (Mt 14:14) ao oposto dos discípulos que tentavam despachá-la (Mt 14:15), Jesus buscou ensinar aos discípulos como eles deveriam servir a multidão, determinando que eles distribuíssem os pães e peixes que possuíam (MT 14:16) ao oposto dos argumentos racionais que eles apresentavam a Cristo. Jesus os surpreendeu não somente com o milagre da multiplicação (Mc 6:52), mas com a forma com a qual Ele os conduziu e resolveu o problema (Mt 14:33). Jesus os mandou sair dali onde, após cuidar da multidão, permaneceu sozinho (Mt 14:22). Eles não entenderam suas razões, mas Jesus queria preservá-los ao mesmo tempo em que evitou ser nomeado rei de Israel, pois naquela época o povo procurava um rei a fim de derrubar a opressão romana (Mt 14:13 e Jo 6:15), Jesus também não se submeteu a racionalidade dos apóstolos ao dispensar o provável barco reservado pelos mesmos (Jo 6:22) antes os surpreendeu andando por sobre as águas (MC 6:51 e Mt 14:26).
O que observamos neste estudo é que quando dedicamos nossas vidas a Deus e estamos cativos a sua palavra, o Senhor tem a liberdade e a autoridade para ignorar nossa racionalidade e nos tirar de onde estivermos para nos conduzir em segurança para o lugar onde Ele quer que estejamos. Ele não depende das nossas estratégias, razões ou métodos, Ele está acima deles e pode nos surpreender quando acreditamos ter domínio sob nossas vidas ou quando acreditamos estarmos de posse da verdade e do que julgamos ser correto pelo nosso próprio entendimento.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Backup Hernandes Dias Lopes





Para mim, todas as publicações deste pregador são precisas, objetivas e profundas, mas separei algumas que li nestes últimos dias e aplico como ensino de vida:
A ELOQUÊNCIA DO SILÊNCIO
A Bíblia nos ensina a sermos prontos para ouvir, mas tardios para falar. Devemos colocar guarda na porta dos nossos lábios. Precisamos filtrar o que falamos. Se nossas palavras não forem verdadeiras e oportunas, não merecem ser ditas. Se nossas palavras não transmitirem graça aos que ouvem, não devem ser pronunciadas. Se a nossa voz não for uma expressão da voz de Deus, é melhor cerrarmos os lábios. Se a nossa língua não for bálsamo para os aflitos, é melhor nos cobrirmos com o manto do silêncio. A eloquência do silêncio é melhor do que o barulho de palavras vazias.
AMIZADE, O AMOR NA PRÁTICA
O amigo é aquele que chega quando todos já se foram. O amigo ama em todo o tempo. É melhor a ferida feita pelo amigo do que a bajulação do hipócrita. O amizade é o amor na prática!
CONCENTRE-SE NAQUILO QUE É EXCELENTE
Um indivíduo inteligente não desperdiça suas energias nem seu tempo em busca de muitas coisas. Não é uma pessoa dispersiva, mas focada. Há muitas pessoas cujos olhos vagam pelas extremidades da terra em busca de aventuras. Querem beber todas as taças dos prazeres. Querem saborear com os olhos todas as delícias da terra, mas nessa empreitada perdem a sabedoria e, insensatos, acabam colhendo derrotas amargas e sofrimentos atrozes. “A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra” (Provérbios 17.24). Precisamos mirar o alvo e caminhar em sua direção sem olhar para os lados.

RELATIVISMO MORAL
Nossa sociedade está entregue ao relativismo moral. É proibido proibir. Assistimos a absolutização do relativo. Nessa cultura permissiva, falar na necessidade de jovens se casarem virgens soa como uma voz ultrapassada e jurássica. Essa cultura decante diz: quem ama vai para cama, pois confunde sexo com amor. A Bíblia diz que quem ama espera, pois o amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta! O sexo antes do casamento não é expressão de amor, mas de rebeldia contra Deus. O sexo é bom, puro, santo e deleitoso, mas deve ser desfrutado apenas no contexto do casamento.
Hernandes Dias Lopes

Palavra meditada: A reascensão de Nabucodonosor

Daniel 4:1-37


Meditação: havia um tempo em que eu era como uma arvore vultosa onde minha família dependia de mim para se sustentar e equilibrar, eu era o equilíbrio financeiro vital da minha casa, eu tinha meu lugar estabelecido e minha independência garantida. Eu nunca reconhecia a soberania de Deus e me conceituava autossuficiente. Hoje reconheço minha cegueira e minha soberba, reconheço minha dependência de Deus.
Essa palavra foi rhema porque justamente hoje comecei a sentir saudade e certa nostalgia de tudo o que perdi desde então, minha segurança, meu lazer, meus prazeres, meus relacionamentos, meu ritmo acelerado, minha ganância,..Deus precisou me lembrar da obra que Ele tem feito em minha vida e da cegueira curada. Senhor, renove tuas misericórdias em minha vida e me ajude a me reestabelecer para tua glória e honra. Amém!

domingo, 22 de julho de 2012

Palavra compartilhada pelo Gelvan: A genuína conversão



É possível que alguém tenha recebido o Espírito Santo e que tenha se convertido volte a cair?quais as evidências e conseqüências da prática do pecado?

Referências bíblicas:  2 Pedro 2:20-22; Hebreus 6:4-8; Isaías 5:1-7;  João 15:1-4; João 15:1-6; João 15:7; João 15:16; Romanos 8:1-11 e Atos 5:13




Sete coisas aprazíveis


É aprazível compartilhar o amor que você sente por Cristo, mesmo que nem sempre absorva toda a teologia que você explana;
É aprazível ouvir tua voz, mesmo quando ela me soa cansada ou alterada pelas circunstâncias da vida;
É aprazível reter tua companhia, mesmo quando ela se estende e suprimi minhas necessidades primárias como comer ou ir no toalete;
É aprazível receber seus presentes virtuais ou as suas fotos favoritas, mesmo quando elas são tão imateriais quanto transitórias;
É aprazível usufruir da sua atenção, mesmo quando ela carece da minha;
É aprazível admirar sua aparência robusta, mesmo quando lembro que ela é fugaz;e
É aprazível sentir seu carinho por mim, mesmo quando sei e quando acredito que ele não deve ser  exclusivamente minha propriedade. É aprazível saber que usufruir dele é uma permissão e uma concessão de Deus.

Anotações de audição: A plenitude do Espírito

Uma pessoa cheia do Espírito Santo não canta quão grande és tu na frente do espelho. Hernandes Dias Lopes

Anotações de audição: Paulo, o maior líder do cristianismo

Você pensa que sua vida está aderiva, mas quem está dirigindo é aquele que está na sala de comando do universo. Pr. Hernandes Dias Lopes

sábado, 21 de julho de 2012

Ilustração recebida: Uma dupla de tigres


Gostei muito desta fotografia e resolvi registrar a data na qual recebi esta ilustração.

Levita x Músicos

Levita é apenas o nome de uma tribo de Israel separada para prestar culto a Deus, já os músicos podem fazer parte dos levitas, mas quando adoramos, todos somos levitas:

Presente de Deus ou Propriedade de Deus?


·         PRESENTE DE DEUS OU PROPRIEDADE DE DEUS?
·         Por Isaltino Gomes Coelho Filho

·         Um dia desses vi uma pintura num veículo: “Foi Deus quem deu!”. Entendi a mensagem que o proprietário queria transmitir. Ele reconhecia que Deus lhe proporcionara uma bênção material. No caso, aquele carro.

·         Mais tarde pus-me a meditar no caso. Respeitosamente, não me soa o reconhecimento correto. Na realidade, há mais de mundano que de espiritual na frase. Ela não expressa apenas o reconhecimento de que foi uma bênção, mas traz certo ufanismo. Afinal, conheço bem o movimento evangélico de hoje e sei da ênfase que ele coloca em bens materiais como sinal da aprovação divina. Quem é suficientemente bom aos olhos de Deus recebe bênçãos materiais. A doutrina da graça tem sido varrida para longe pelo neopentecostalismo. É um tal de “declarar”, “exigir seus direitos”, “reivindicar” que se vê uma total ignorância do que seja graça. Consequentemente, do que seja o evangelho. Quando alguém diz “Foi Deus quem me deu” pode muito bem estar dizendo: “Viu? Fui um bom menino, e Papai do Céu me deu de presente!”. Vejo tanto ufanismo com bens materiais! Muitos evangélicos parecem mais ligados em Mamom, o pseudo-deus das riquezas, que em Jesus Cristo.

·         O correto não é “Foi Deus quem deu!”. Porque se somos mesmo cristãos, nada é nosso, e tudo é dele. As coisas que nos vêm às nossas mãos, na realidade não são nossas, mas dele. Estão conosco para nosso uso, mas prestaremos contas delas, porque não somos proprietários, mas servos e mordomos (Lc 12.37 e 42) e despenseiros (1Pe 4.10). Alguns acham que são donos e assim dão migalhas dos bens, do tempo, das emoções e dos afetos para Deus. Amam os bens e dizem que Deus lhes deu.

·         Se você realmente é uma pessoa que entregou a vida (e não apenas o louvor) a Jesus, nada do que você tem é seu, mas é dele. As pessoas se lembram do Salmo 24.1 quando querem reivindicar coisas como “filhas do Rei”. Se tudo é dele, somos dele e nossas coisas são dele.

·         Sua vida é dele? Então seu carro não foi presente dele, mas é dele. Sua casa é dele. Seus filhos são dele. Sua carreira é dele. Se ainda não entendeu isso, cante o hino 422 do Hinário Para o Culto Cristão: “Tudo o que sou e o que vier a ser eu ofereço a Deus”. Em um ato de culto ofereça a Deus o que é dele por direito. Que seja de fato.

·         Nada seu é seu. Tudo seu é dele. Reconheça isso e viva isso antes que ele, insatisfeito com sua visão, dê a outro: “Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos” (Mt 25.28). Lembra-se desta história? Aconteceu quando o senhor chegou e chamou os servos à prestação de contas (Mt 25.19). Demorou, mas veio. Você é apenas servo, e não senhor. Quando ele vier, que não chame você de “servo inútil”.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Palavra meditada: Ação trabalhista

Porque sustentas o meu direito e a minha causa; no trono te assentas de onde julgas retamente. Sl.9:4

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palavra meditada: Salmos (Deus que me faz justiça)






"Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte".Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei.Salmos 2:6-7Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.Salmos 2:8Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.Salmos 3:5Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.Salmos 4:1Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.Salmos 4:8Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:Salmos 6:2O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.Salmos 6:9Levanta-te, Senhor, na tua ira; ergue-te contra o furor dos meus adversários. Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!Salmos 7:6O Senhor é quem julga os povos. Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade.Salmos 7:8Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.Salmos 7:9Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.Salmos 7:17Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Salmos 8:3-4Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!Salmos 8:9Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça. Salmos 9:4O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.Salmos 9:7-8Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,Salmos 9:13Mas os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.Salmos 9:18Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.Salmos 10:17O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.Salmos 11:4Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.Salmos 11:7O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.Salmos 14:2Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdadee não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!Salmos 15:1-5Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.Salmos 16:7-8Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.Salmos 16:11Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração.Salmos 17:6Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,Salmos 17:8Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.Salmos 17:15Eu te amo, ó Senhor, minha força.Salmos 18:1Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.Salmos 18:6Ele me deu total libertação; livrou-me porque me quer bem.O Senhor me tratou conforme a minha justiça; conforme a pureza das minhas mãos recompensou-me.Pois segui os caminhos do Senhor; não agi como ímpio, afastando-me do meu Deus.Todas as suas ordenanças estão diante de mim; não me desviei dos seus decretos.Tenho sido irrepreensível para com ele e guardei-me de praticar o mal.O Senhor me recompensou conforme a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos diante dos seus olhos.Ao fiel te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível,Salmos 18:19-25Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.Salmos 18:28Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas.Salmos 18:32-33Por isso eu te louvarei entre as nações, ó Senhor; cantarei louvores ao teu nome.Salmos 18:49

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Teatro Evangélico

Gostei deste artigo, concordo plenamente, sinto saudade de trabalhar no grupo de teatro:


O Teatro Evangélico é aquele que traz para o palco, não necessariamente como personagem, mas como presença viva, O Senhor Jesus.
Desde os que montam o espetáculo aos que representam, o objetivo e a razão do teatro evangélico é levar a palavra de DEUS até aos que o assistem.
Esta situação não apenas cria um rótulos diferente dos “teatros & teatros” por aí, mas sim objetivos próprios : Glorificar a Deus; Trabalhando com amor e submissão, transferindo toda glória para Deus; Evangelizar o Mundo.
Que é uma ordem dada a todos nós por Jesus “IDE e PREGAI”. Devemos usar a arte como meio de evangelismo, pois é uma forma moderna, descontraída, dinâmica e criativa.

Através da evangelização teatral, por fé, cremos que somos capazes de atingirmos o ser humano integralmente.
O teatro evangélico não serve apenas como diversão, distração, meio de conscientização política/social ou opção pessoal de vida e trabalho. Se tivermos alcançado somente o corpo e a alma das pessoas, não fazemos diferente do que se vê em todos os lugares. Precisamos ir mais fundo, ir onde está a necessidade maior do homem , em seu espírito.

Fazer teatro assim é fazer como Jesus faria. É tornar-se um reflexo de Cristo e, com isso, trazê-lo pra perto do público.É dividir a vida abundante, que temos recebido de Deus, com outros. Logo é engrandecer e fazer conhecer o reino de Deus.

Palavra compartilhada com o Gelvan: a majestade do Senhor





Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?
Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.
Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos.
Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.
A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:12-31
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. João 13:7

Meditação: Há momentos nos quais nos confrontamos com Deus e lançamos contra Ele nossas frustrações, inquietações e questionamentos, quando assim procedemos, nos nós cansamos, mas Deus, por ser incansável, nunca se cansa de multiplicar as nossas forças e nos levantar novamente.

Dons Espirituais

É um bom começo para embasar quem é leigo no assunto, pelo menos nos provoca manusear a palavra de Deus:

file:///C:/Users/Lourdes%20Braucks/Desktop/Dons%20Espirituais%20para%20o%20Crente%20%20%20Estudo%20Biblico%20%20%20Doutrinario.htm

Dicas do Gelvan: Etapas de aconselhamento

*Ética
*Confronto com a palavra de Deus
*Bálsamo através da palavra de Deus
*Tarefas (disciplinas espirituais: lembrar, arrepender-se e voltar)

OBS: nunca praticar aconselhamento do sexo oposto.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Carreira Profissional X Chamado


Hoje em dia, quase nem se fala em chamado. É mais comum pensar em termos de carreira profissional. No entanto, para muita gente, a profissão se transforma em altar, sobre o qual sacrificam a vida. Benjamin Hunnicutt é historiador da Universidade de Iowa, especializado em história do trabalho. Ele observa que o trabalho se tornou uma religião, objeto de adoração e dedicação de nosso tempo. À medida que o compromisso com a família, a comunidade e a fé encolhem, as pessoas começam a se voltar para o trabalho, na esperança de que este lhes proporcione sentido, relacionamentos, identidade e estima.

O chamado, que implica fazer algo para Deus, é substituído por uma carreira profissional, a qual ameaça assumir o papel de deus.

" A profissão eu escolho; o chamado eu recebo."

Exerço uma profissão para mim mesmo; o chamado é algo que faço para Deus.

A profissão me promete status, dinheiro ou poder; em geral, o chamado promete dificuldades e até certo sofrimento - além da oportunidade de ser usado por Deus.

Profissão diz respeito à mobilidade ascendente; chamado costuma levar à mobilidade descendente.

Logo que ingressei no ministério pastoral, as pessoas às vezes me perguntavam quando eu havia recebido " o chamado", como se atuar na igreja exigisse um chamado, ao passo que uma ocupação no mercado de trabalho apenas fizesse parte de uma carreira profissional. Mas não é assim. Sei muito bem que é possível transformar o trabalho na igreja em uma carreira profissional com progressos e conquistas. Também é possível fazer do emprego secular um chamado, quando realizado para servir a Deus e aos outros.

A carreira profissional pode acabar em aposentadoria e uma porção de " brinquedos". O chamado só termina quando se morre. As recompensas da carreira profissional podem ser visíveis, mas temporárias. A importância de um chamado dura toda a eternidade. A carreira profissional pode ser interrompida por uma série de acontecimentos - mas não o chamado. Quando Deus chama alguém, ele o capacita a cumprir seu chamado mesmo sob as circunstâncias mais adversas.

As Escrituras estão cheias de pessoas escravizadas, capturadas e exiladas, lançadas na prisão. A trajetória profissional dessa gente não parecia promissora. Mesmo assim, cumpriram seu chamado de maneira extraordinária.

O faraó tinha uma carreira profissional - Moisés, um chamado.
Potifar tinha uma carreira profissional - José, um chamado.
Hamã tinha uma carreira profissional - Ester, um chamado.
Acabe tinha uma carreira profissional - Elias, um chamado.
Pilatos tinha uma carreira profissional - Jesus, um chamado.

E não só as personagens das Escrituras.

Charles Colson estava no meio de uma das carreiras profissionais de maior notoriedade dos Estados Unidos. Tinha acesso ao poder, desfrutava enorme influência. Até que foi parar na prisão. Achou que sua carreira chegara ao fim - e, de certa forma, tinha razão. Sua carreira profissional terminara de fato - mas seu chamado estava apenas começando. Seria chamado para servir a homens na cadeia, como ele. Para servir a uma nação inteira com seus dons e sua ruína.

Ele pondera: " Meu maior fracasso foi o real legado de minha vida - o fato de me tornar um ex-condenado. Minha maior humilhação - passar pela cadeia - marcou o momento em que Deus começou a usar minha vida grandemente; ele escolheu, para sua glória, a experiência da qual eu não podia me gloriar ".

Às vezes, na providência de Deus, o fim de uma carreira é o começo de um chamado. E você tem um chamado. Ninguém é uma peça que não serve para nada - você está em missão divina.
Extraído de "Venha Andar Sobre as Águas", John Ortberg, Ed. Vida, 2002

Palavra meditada: A União Fraternal



Eis quão bom e quão agradável é Habitarem juntos os irmãos!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, O qual desceu sobre a barba, A barba de Aarão, E que desceu sobre a gola das suas vestes;
Como o orvalho de Hermom, Que desce sobre os montes de Sião (Jerusalém). Pois ali Jeová (o Senhor) ordenou a bênção, A vida para sempre.  Salmos 133:1-3

Meditação: Como é bom quando dividimos e compartilhamos do mesmo amor em Cristo, dos mesmos objetivos, da mesma sede pela palavra e do mesmo respeito entre irmãos. Como isso é revigorante!!
Bem certo que quando não temos este privilégio, também ficamos abatidos e nos falta esse vigor.

Então, nossa alma suspira dizendo: S-A-U-D-A-D-E-S

Ministração recebida: CTS (curso de treinamento de servos)


Ontem à noite tivemos um momento muito especial e intimo com Deus, nosso líder espiritual orou pela vida de cada um do grupo e o grupo intercedeu por cada um que recebeu oração. Nosso pastor também exerceu o Dom que o Espírito Santo lhe deu (Palavra de Conhecimento) e quanto a minha vida de fé suplicou que o Senhor me conceda a Palavra da Sabedoria para que eu possa aconselhar pessoas pregando individualmente a cada um.

O Senhor está confirmando seus planos para minha vida.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
1 Coríntios 12:8

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Tiago 1:5-6
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
1 Coríntios 12:11
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
1 Coríntios 12:31
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
1 Coríntios 14:1



A palavra da sabedoria é revelar a palavra de Deus em uma situação típica/ específica (ex: No luto de quem anda chorando, salmos 126:6; na alegria que deve ter quem comemora aniversário, salmos 139 etc) e este dom é dado pelo Espírito Santo devendo ser desenvolvido com dedicação através do estudo e meditação da palavra além da oração direcionada para esse fim.

Érica Hüttner Halty: Seis Dicas para uma Entrevista Bem Sucedida

Érica Hüttner Halty: Seis Dicas para uma Entrevista Bem Sucedida: Realizar uma entrevista de emprego é sempre um momento mais tenso e de ansiedade. Não se preocupe! O entrevistador sabe que estar ansioso ...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Palavra recebida do amigo Gelvan:



E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6:46-49

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo.1 Pedro 2:6-8

Meditação: Nosso propósito é construir nossa amizade na rocha que é Cristo. Tenho ciência de que uma boa construção pode levar tempo, mas também tenho discernimento de que uma obra assim é segura e capaz de não se abalar com as dificuldades vindouras. Cristo é a pedra angular que nos une apesar das dificuldades que já enfrentamos hoje, também nele nos maravilhamos pelo que Ele tem nos ensinado e edificado cada vez que compartilhamos nossas vidas e experiências com Ele, Cristo também nos instrui e exorta para que nas pequenas escolhas e condutas, venhamos a obedecê-lo afim de praticarmos o que Ele tem nos ensinado.

Anotações de leitura

Tudo que não vem de plena certeza e fé, é pecado.

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. Romanos 14:23

Do livro apostila CTS/Igreja da Paz

sábado, 14 de julho de 2012

Músicas tocadas (backup das músicas e letras tocadas no congresso MDA):


http://www.youtube.com/watch?v=fo--TRPkvoo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=FLcY7WSILlk

http://www.youtube.com/watch?v=cOa7DNv3zwI

http://www.youtube.com/watch?v=lMqr3n6o68Q&feature=player_embedded#!

http://www.youtube.com/watch?v=zBj-UZuNlxs&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=F5vbLq7iyK4&feature=player_embedded#!






O que parece o fim, é apenas o começo





Já era quase meio dia, e trevas cobriram toda a terra até às três horas da tarde.Lucas 23:44
Celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno. João 10:22


Meditação: O que parece o fim é só o começo, porque tudo passa.
Celebre mesmo na estação de inverno (momento de luta e dificuldade). 
Enquanto o inverno não passa, vá e faça a obra de Deus.
Dezenas de milhares de pessoas estão te esperando do mundo espiritual.
By Pr. M.A.M 


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Palavra recebida do amigo Gelvan:


Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
1 Timóteo 4:13

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
Josué 1:8

Palavra meditada: Orarás em secreto



Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Mateus 6:6
Estou um pouco triste com algumas situações que tenho enfrentado na igreja local onde congrego: alguns meses atrás alguns irmãos em Cristo me abordavam e comentavam que havia alguém que estava orando por mim, esta situação perdurou em alguns eventos eclesiásticos com irmãos e irmãs distintos, chegando ao ápice de ser indagada sobre quais eram meus sentimentos em relação ao abençoado que orava por mim, sem contar em uma súplica fervorosa que uma senhorinha e irmã na fé fez diante de um altar para que eu acordasse em namorar o moço que era apaixonado por mim.
Bem, enfim, por circunstância alheias a vontade do povo, o povo cansou e cessou com as abordagens, o moço começou a orar por outra moça, eu descansei no Senhor  e prospectei restaurar a amizade extremecida. Quando nem havia restaurado a amizade comprometida, novas abordagens recomeçaram e, parece, que pelo empirismo anterior, elas estão apenas começando. Hoje, cumprimentei um irmão da fé que, inclusive, esteve com alguns problemas de saúde bem críticos, esperando que ele compartilhasse testemunhos de fé em consonância com a vivida pregação que ouvimos, qual não foi minha surpresa quando ele disse: Irmã,tem alguém orando pela irmã!!
Depois dessa, só posso concluir que Satanás é bastante estratégico e sempre tenta nos tirar do foco, nos dispersar. A pregação foi maravilhosa, o profeta profetizou que alguns irmãos que estavam ali tem um chamado para levar o evangelho em lugares bem escassos, ele testemunhou também sobre o movimento de Cristofobia que tem aumentado no mundo inteiro, ele fez súplicas para que o povo buscasse ser fiel a Deus em todas as coisas, em todas as áreas de suas vidas pois as circunstâncias futuras nos exigirão fidelidade.
Fico pensando, será que as pessoas estão entenebrecidas buscando o reino para atender suas necessidades primárias?será que as pessoas pensam que as orações são barganhas que permutamos com Deus? Que temos que bater a meta para que Deus dê a providência? Será que as pessoas acreditam que Deus precisa da nossa oração para convencer alguém a fazer algo que este alguém não quer a fim de atender os desejos de outrem? Principalmente, será que as pessoas invertem a letra das sagradas escrituras ao orar publicamente esperando que publicamente Deus as atenda?Será que o corpo de Cristo precisa se envolver com interesses amorosos de homens?



Palavra meditada: A viuvez de Ezequiel


Palavra que meditei durante a oração pelo congresso MDA:


Veio a mim esta palavra do Senhor:
"Filho do homem, com um único golpe estou para tirar de você o prazer dos seus olhos. Contudo não lamente nem chore nem derrame nenhuma lágrima.
Não permita que ninguém ouça o seu gemer; não pranteie pelos mortos. Mantenha apertado o seu turbante e as sandálias nos pés; não cubra o rosto nem coma a comida costumeira dos pranteadores".
Por isso falei de manhã ao povo, e à tarde a minha mulher morreu. No dia seguinte fiz o que me havia sido ordenado.
Então o povo me perguntou: "Você não vai nos dizer que relação essas coisas têm conosco? "
E eu lhes respondi: "Esta palavra do Senhor veio a mim:
Diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de profanar o meu santuário, a fortaleza de que vocês se orgulham, o prazer dos seus olhos, o objeto da sua afeição. Os filhos e as filhas que vocês deixaram lá, cairão pela espada.
E vocês farão o que eu fiz. Vocês não cobrirão o rosto nem comerão a comida costumeira dos pranteadores.
Vocês manterão os turbantes na cabeça e as sandálias nos pés. Não prantearão nem chorarão, mas irão consumir-se por causa de suas iniqüidades e gemerão uns pelos outros.
Ezequiel será um sinal para vocês; vocês farão o que ele fez. Quando isso acontecer, vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor’.
"E você, filho do homem, no dia em que eu tirar deles a sua fortaleza, sua alegria e sua glória, o prazer dos seus olhos, e também os seus filhos e as suas filhas, o maior desejo de suas vidas,
naquele dia um fugitivo virá dar-lhe a notícia.
Naquela hora sua boca será aberta; você falará com ele e não ficará calado. E assim você será um sinal para eles, e eles saberão que eu sou o Senhor".
Ezequiel 24:15-27

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DE REPENTE ME DEU UMA VONTADE





DE REPENTE ME DEU UMA VONTADE de ...
conhecer alguém que viveu boas lembranças tão diferentes das minhas
que viveu em lugares tão longínquos da minha terra natal
que conheceu pessoas com as quais nunca cruzei outrora. 
É tão surpreendente! 
Creio que só o Amor em Cristo pode unir interesses e caminhos tão distintos
só a Paciência e a Esperança nele podem nutrir um sentimento de amor e amizade permutado em horários determinados
em linhas sonoras precárias
em telas digitais falíveis
em torpedos de caracteres suprimidos
 em uma distância de mais de quatro mil quilômetros e por aí vai...
Estou tentando entender esse contexto!!!

MY FAVORITE PICTURES




quarta-feira, 11 de julho de 2012

Palavra compartilhada: A árvore e seus frutos



Fui convidada para meditar sobre os versículos 7,8 e 9 no capítulo 14 do livro de Jó os quais seguem em negrito:

"O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades.
Brota como a flor e murcha. Vai-se como a sombra passageira; não dura muito.
Fixas o olhar num homem desses? E o trarás à tua presença para julgamento?
Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!
Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar.
Por isso desvia dele o teu olhar, e deixa-o, até que ele cumpra o seu tempo como trabalhador contratado.
"Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam.
Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão;
ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada.
Mas o homem morre, e morto permanece; dá o último suspiro, e deixa de existir.
Assim como a água desaparece do mar e o leito do rio perde as águas e seca,
assim o homem se deita e não se levanta; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e não serão despertados do seu sono.
"Se tão-somente me escondesses na sepultura e me ocultasses até passar a tua ira! Se tão-somente me impusesses um prazo e depois te lembrasses de mim!
Quando um homem morre, acaso tornará a viver? Durante todos os dias do meu árduo labor esperarei pela minha dispensa.
Chamarás, e eu te responderei; terás anelo pela criatura que as tuas mãos fizeram.
Por certo contarás então os meus passos, mas não tomarás conhecimento do meu pecado.
Minhas faltas serão encerradas num saco; tu esconderás a minha iniqüidade.
"Mas, assim como a montanha sofre erosão e desmorona, e a rocha muda de lugar;
e assim como a água desgasta as pedras e as torrentes arrastam terra, assim destróis a esperança do homem.
Tu o subjulgas de uma vez por todas, e ele se vai; alteras a sua fisionomia, e o mandas embora.
Se honram os seus filhos, ele não fica sabendo; se os humilham, ele não o vê.
Só sente a dor do seu próprio corpo; só pranteia por si mesmo".
Jó 14:1-22

Algumas meditações:

Nesta passagem nota-se que há uma diferença entre o homem exterior e a árvore, o homem exterior é frágil e fugaz como a flor, já a árvore é resistente ao tempo. O homem exterior e a árvore estão abaixo da soberania de Deus.

Observando ainda outras passagens bíblicas sobre árvores também lemos que toda a  árvore que não produz bons frutos é cortada (Mateus 7:19) e lemos também que a árvore só pode ser reverdecida pelo Senhor (Ezequiel 17:24) que é o único capaz de fazê-lo, observamos ainda que uma pequena semente pode crescer se tornar aprazível (Lucas 13:19) e que também há tempo de dar frutos (Marcos 11:13), bem como existem árvores que não dão frutos quando se precisa deles (Marcos 21:19). Por fim, sabemos que Jesus é a videira e nós somos seus ramos (João 15): Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira (disciplina); e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas, quem está em mim, e eu nele, esse dá fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Existem varas que foram enxertadas na videira (em Cristo), mas não dão frutos, estas, o Senhor vai corrigir. Já existem outras varas que estão em Cristo e produzem frutos, mas Jesus irá limpá-las para que produzam mais. E, finalmente, existem aquelas que estão em Cristo e Cristo está nelas, essas dão frutos.

Importa costurar ainda a transcrição de dois versículos do capítulo 6 de Isaías: No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Isaías 6:1...E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco".Isaías 6:13. O que Deus diz nestes dois versículos é crucial para nosso entendimento final, Deus está dizendo, primeiramente, que mesmo que o trono da terra esteja vazio, Ele permanece no trono dos céus (soberania). Em segundo lugar, Ele afirma que ainda que tenha nos criado para darmos bons frutos e não tenhamos vingado bem como não vigou Israel, e, ainda, venhamos a nos contaminar e produzir abrolhos, etc, Deus nos derruba, destrói, quebranta e nos transforma como tocos. Mesmo que como tocos estejamos (sem vida), Ele preservará a santa semente. Nosso fim será o começo para o Senhor!!




terça-feira, 10 de julho de 2012

Palavra Meditada: Deus o tornou extremo forte



Estava decidida a ouvir a pregação, já havia me convencido em resistir aos outros compromissos para me permitir ouvir a voz de Deus nesta noite. Logo, esse foi o tema da pregação de hoje, meditamos sobre o capítulo 26 do livro de II Crônicas que fala sobre a ascensão e a queda do reinado de Uzias. Desta passagem, o que mais me chamou atenção foi o fato de que Uzias buscou ao Senhor e o Senhor o fez prosperar. Deus o ajudou e o tornou extremo forte até que Uzias se encheu de soberba e transgrediu contra o Senhor.
Muitas vezes a promessa de Deus tarda e nós vivemos um longo período desértico cheio de incertezas, chegamos a pensar e nos questionar o que está havendo de errado, porque Deus não nos tem feito prósperos em tudo o que fazemos como fez a Uzias no tempo em que este último o buscou, mas nesta passagem, observei que depois que Uzias escolheu buscar o Senhor e enfrentou suas batalhas, Deus o tornou extremo forte. Isso é bastante interessante se observamos que primeiramente, Deus o ajudou, emergencialmente, contra os filisteus e depois o tornou extremo forte, tudo o que prosperou posteriormente, foi reflexo desta transformação que o Senhor fez na vida de Uzias.
A estória de Uzias teve um final infeliz, mas Deus pode usar esse texto para nos mostrar que durante nossas batalhas e durante a caminhada neste longo deserto (já que nenhum deserto se mede por metros quadrados), Deus está nos fortalecendo para nos tornar extremo forte afim de que prosperemos na exata medida que Ele quer.
Preciso adicionar que foco da pregação era sobre dons, ministérios e sobre a soberba do homem que enaltece a si mesmo e transgride contra Deus, mas o Senhor me consolou quando enfatizou a transformação em Uzias, tornando-o, em extremo forte. Posteriormente, pregador fez um apelo para orar pelos irmãos que não estão exercendo seus ministérios e dons; pelos irmãos que sentem o céu de bronze e também pelos irmãos que criticam continuamente a igreja, resisti ao apelo e recebi um chamado direcionado pelo pregador que, efetivamente, desconhece minha vida, mas me sinalizou para chegar ao altar e disse que eu tenho um grande chamado, mas que estou num tempo de incerteza. De fato, isto está acontecendo, pelo menos, em relação ao período de incerteza. O mais curioso disso tudo foi que recebi oração de uma irmã contra a qual tinha sérias restrições, diante disso, só posso crer que o meu Deus me sonda e quer me tratar. Ele me surpreende cada vez mais diante das suas intervenções.

Tabela comparativa


Estou percebendo que a nossa linha de entendimento das escrituras é bastante influenciada por doutrinas teológicas, pelo menos é o que percebo quando reflito sobre comentários que ouvi, pregações que assisti, hinos que escutei, artigos que curti, etc. Estou tentando entender a diferença entre Calvinismo e Arminianismo, logo, procurei a diferença no mestre google e encontrei essa tabela no wikipédia.


Achei o máximo, porque adoro esquemas didáticos, mas continuo não entendendo nada, afinal, o que é eleição?preservação?etc.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Como Deus me criou, me vê, me sonda, me sustenta e me guia


SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
O Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:1-24

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Palavra recebida do amigo Gelvan:


para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.
1 Pedro 4:2

terça-feira, 3 de julho de 2012

Palavra recebida da mana Estela:


Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:1-8


Meditações:

Na minha vida observo estar:
No tempo de nascer: Este é o tempo novo em que nasci em Cristo e preciso crescer;
No tempo de plantar: Deus está plantando seus princípios em mim;
No tempo de cura: Deus está curando feridas recentes;
No tempo de edificar: Deus está me fortalecendo nos seus ensinamentos;
No tempo de rir: O tempo do choro já passou;
No tempo de alegria; Deus tem me alegrado;
No tempo de ajuntar pedras: Deus me quebrou e agora está me reconstruíndo, estou recolhendo as pedras da demolição que podem ajudar na reconstrução do seu templo em mim;
No tempo de afastar-se de abraçar: estou em obras e não posso oferecer abraços em meio a poeira;
No tempo de buscar: Estou buscando suprir e recuperar o ensino bíblico omitido anteriormente;
No tempo de deitar fora: Deus tem me inquietado, preciso ousar mais pelo evangelho;
No tempo de coser: assim como estou ajuntando pedras; preciso costurar todos os princípios e valores de  Cristo afim de me cobrir com eles neste tempo presente;
No tempo de estar calado: para poder ouvir a vontade do Pai;
No tempo de amar: tem sido um tempo suave depois da tempestade;
No tempo de paz: tempo em que estou amando a paz que estou sentindo, apesar do barulho da obra e da confusão da demolição.