Meu lado concurseiro gosta de quadros sintéticos, de fluxogramas, de organogramas, etc.É um hábito herdado do meu conhecimento administrativo, da prática corporativa de ver as coisas de cima e também é uma forma eficiente de organizar meus conhecimentos:
PORTUGUÊS:
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CARACTERÍSTICAS
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Situa seres e objetos no espaço (fotografia)
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INTRODUÇÃO
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A perspectiva do observador focaliza o ser ou
objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta.
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DESENVOLVIMENTO
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Capta os elementos numa ordem coerente com a
disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e
subjetivamente, física e psicologicamente na redação.
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CONCLUSÃO
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Não há um procedimento específico para conclusão.
Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.
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RECURSOS
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Uso dos cinco sentidos: audição, gustação,
olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivação
farta, verbos de estado, linguagem metafórica, comparações e prosopopéias.
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O QUE SE PEDE
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Sensibilidade para combinar e transmitir
sensações físicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicológicas
(impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num único
parágrafo.
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Estrutura de uma Narração
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CARACTERÍSTICAS
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Situa seres e objetos no tempo (história).
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INTRODUÇÃO
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Apresenta as personagens, localizando-as no tempo
e no espaço.
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DESENVOLVIMENTO
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Através das ações das personagens, constroem-se a
trama e o suspense, que culminam no clímax da redação.
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CONCLUSÃO
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Existem várias maneiras de se concluir uma
narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas.
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RECURSOS
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Verbos de ação, geralmente no tempo passado;
narrador-personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e
indireto livre.
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O QUE SE PEDE
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Imaginação para compor uma história que
entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão. Pode ser romântica,
dramática ou humorística.
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Estrutura de uma Dissertação
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CARACTERÍSTICAS
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Discute um assunto apresentando pontos de vista e
juízos de valor.
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INTRODUÇÃO
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Apresenta a síntese do ponto de vista a ser
discutido (tese).
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DESENVOLVIMENTO
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Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe
argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva,
interpretativa, opinativa sobre o assunto.
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CONCLUSÃO
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Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou
aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido.
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RECURSOS
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Linguagem referencial, objetiva; evidências,
exemplos, justificativas e dados.
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O QUE SE PEDE
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Capacidade de organizar idéias coesão, conteúdo
para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado
e diversificado.
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LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL:

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